terça-feira, 1 de março de 2016

Exercitando Pixel Art...

Esses dias andei treinando mais pixel art. Achei um ótimo site com tutoriais e exercícios feitos por um sujeito chamado Arne, aqui neste link:  http://www.androidarts.com/ . Indico em especial as seções de tutoriais de desenho, e a seção "Famicube", onde ele imagina um video-game fictício, um meio termo entre o NES e o SNES, e estipula restrições gráficas e faz várias montagens de games clássicos adaptados a estas restrições, bem legal.

Mas voltando a meus exercícios, uma cosia que vi neste site do Arne é que montar uma paleta de cores limitada é também um ótimo exercício. Sendo assim, além de desenhar com as restrições de video-games clássicos, fiz umas tentativas de montar minhas paletas de 16 ou 32 cores. Aqui vão elas:

Criei 6 paletas de 16 cores cada. Experimentei umas com mais cinza, outras com roxo, umas mais quentes, mais frias, com mais ou menos saturação das cores.




Brinquei de modificar a paleta de cores do CPC, um antigo computador. A Paleta do CPC, assim como a do Master system, tem bastante desperdício de cores, já que há tons de verde claro e azul claro que são muito semelhantes entre si. Tentei realçar a diferença entre as cores.



Esse ainda estou fazendo mais, é o exercício de duas paletas de 16 cores, uma paleta para sprites, e outra pala os tiles do cenário. A intenção é fazer com que a pelta de cores do cenário seja menos saturada e mais fria ou quente em relação á paleta do plano dos sprites.



Ainda sobre a importância das paletas de cores: tudo é uma questão de identidade visual. Limitar a paleta de cores, defini seus tons, se ela vai ser mais quente, fria, com tons mais "lodosos", com mais ou menos saturação, ajuda a construir visualmente o game e dar unidade estilo, criando assim a identidade visual da imagem. Nada de novo aqui: você sabe reconhece um quadro de Francis Bacon, ou de um Van Gogh pelo uso das cores em seus quadros: o primeiro com cores dessaturadas sobre um laranja saturado, e o segundo com tons de azul e amarelo entre outras cores quase complementares muito próximas uma das outras.

Em breve mais reflexões, ando com um problema em relação ao sentimento de nostalgia à nossa volta, alo do que os games, como produção cultural, não só não está isenta como está mergulhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário