sexta-feira, 11 de março de 2016

Últimas...

Aulas com instrumentos musicais na escola....

As aulas com os instrumentos musicais tem acontecido de maneira satisfatória. São legais, mas falta algo. Decidi então que vou intercalar sim: uma aula com os instrumentos que eu levo, no pátio da escola e biblioteca, e outra em sala de aula com atividades teóricas ou outros tipos de práticas. Outro detalhe importante: as próximas aulas com os instrumentos terão objetivos mais específicos: que cada grupo consiga compor uma melodia com uma passagem simples de 3 notas, com mais passagens, articulando instrumento me´dico e percussivo, etc...

O legal desta primeira aula, e um de seus objetivos, é ver os alunos perderem parte da inibição,  pegando os instrumentos, tentando tocar, aprender um acorde, uma melodia simples, o jeito de pegar o instrumento, ou mesmo soltar o corpo e "dançar" com o instrumento.



Pesquisa na fabricação de instrumentos

Fiz uma prateleira nova aqui em casa: a prateleira de construção de instrumentos. Logo vou começar a fazer novos experimentos de construção de instrumentos musicais com diversos materiais, tais como: catuto, cabaça caetê, tocos de madeira, latas, arames, parafusos, molas, etc... essa vai ser a outra atividade paralela que vou manter no decorrer do ano, e que vai contribuir para enriquecer minhas aulas e música na escola.


Pixel Art...

No tempinho livre dos últimos dias andei desenhando duas telas de tiles com as restrições do NES, ou seja: 4 paletas restritas a 4 cores cada, sendo a primeira cor sempre compartilhada entre elas (em geral o preto), e com a imagem dividida em células (tiles) de 16 por 16 pixels. Cada célula (tile) só pode usar as cores de uma paleta específica. Aqui vão meus exercícios:




Edit: Nes Cube Tiles V2:


Edit 2: V3, usando o máximo de tiles que cabem na memória do NES:


Edit 3, correções e melhor aproveitamento do espaço dos tiles para adicionar mais detalhes (adicionando espinhos e escada):





Nenhum comentário:

Postar um comentário