terça-feira, 11 de outubro de 2016

Virgil

GBjam5


Esse ano resolvi participar da quinta edição da Gameboy Jam, onde os participantes tem 10 dias para produzir um game dentro de algumas das limitações do velho Game Boy (a resolução de 160 X 144 pixels, e 4 cores). As 4 cores ficam a critério de quem produz o game, sendo assim, resolvi fazer algo que lembre o Super Game Boy, o adaptador para jogar games de GB no SNES. O prazo acabou na madrugada de domingo para segunda (10/10/2016), e por isso toda a criação teve de ser rápida. A concepção do game é então minha e da Ju, que me ajudou a elaborar os personagens e narrativa principal.

https://itch.io/jam/gbjam-5

Virgil


Chegamos na ideia de um game que se utiliza da estética das xilogravuras, mais precisamente na literatura de cordel. Nosso personagem é Virgil, que decapitado desce a um tipo de purgatório, e deve por ali perambular em busca de sua cabeça perdida para alcançar a paz derradeira. Enquanto não encontra sua cabeça original, ele usa sobre o pescoço um crânio de boi, seu ataque contra os inimigos.

xilogravura de cordel - inspiração para a estética do game



A narrativa principal é inspirada pela história do Cangaço brasileiro. Seu personagem é Virgil, obviamente inspirado no cangaceiro Lampião. Considerado um herói no imaginário de alguns (algumas vezes ele atuava com uma espécie de Robin Hood) e vilão no imaginário de outros (em algumas aldeias eles entram e pilhagem, estupro, etc), ele morreu quando pego com seu bando pela polícia, que decapitou todos eles. Lampião era tido como muito religioso, sendo devoto de padre Cícero. A história do cangaço se deu no semiárido da Caatinga entre o final do séc XIX e início do séc XX. Sendo a literatura de cordel, sempre em versos e ilustrada com imagens de xilogravura, popular na região, só poderia vir dai inspiração para os gráficos do game (que deviam usar apenas 4 cores por regra).



Foram 10 dias de produção intensa, com pausas para outras atividades como trabalho e família, e na última hora consegui finalizar o game. Meu game está na votação, junto com outros quase quinhentos, e só votam participantes da jam. Ainda há espaço pra melhorar bastante o game, e passada a votação pretendo trabalhar em cima de uma versão definitiva (versão pós-jam) que deve corrigir falhas, melhorar mecânicas, textos (que terão sua versão em português também), e quem sabe mais elementos, como uma área (dungeon) inédita.

Quem quiser experimentar essa versão da jam, que funciona em computadores com windows, pode baixar no link:



Edit:

Jupiter Hadley pretende jogar ao menos por um minuto todos os 486 games que foram feitos para a GBjam5. No vídeo ela joga o Virgil. É bom pra mim ver o que posso melhorar (ver alguém jogando pela primeira vez é a melhor oportunidade pra descobrir as falhas de planejamento.).




Nenhum comentário:

Postar um comentário