02 - Sprite e Ator "hero"

Neste primeiro tutorial quero mostar como você vai criar seu personagem controlável no ARGS.

O exemplo deste tutorial pode ser baixado aqui:
http://www.bwass.org/bucket/Dev!.zip

Sprites ou sprites sheets


Os sprites são as animações do game, os boneco e outros detalhes que serão animados em seu game. No ARGS eles tem de obedecer a alguns parâmetros.

Desenhe as animações de seu personagem no programa de sua preferência. Você não precisa de muito para animar um personagem para um game, pode ser tão simples quanto o personagem que fiz abaixo:




Vejam que eu consigo um personagem com apenas 3 quadros de animação. Vamos para alguns passos e regrinhas que devemos seguir:

Desenhe tudo tendo como parâmetros quadradinhos de 16 por 16 pixels. Configure seu programa de desenho para ter esse quadriculado no fundo da imagem, ou desenhe se precisar. Isso é importante para garantir que tudo esteja do tamanho certo e bem centralizado.

  • centralize os quadros de animação e copie logo abaixo, você terá de ter cada quadro espelhado na direção oposta. O boneco virado para a direita fica em cima, o da esquerda embaixo. 
  • No ARGS, a cor de transparência é apenas uma, um cinza com o RGB 80 80 80. Procure a paleta de cores do programa de desenho que você usa e especifique esta cor.


Agora você pode salvar seu retângulo cinza com as animações em um novo arquivo, e renomear ele da seguinte forma:



Personagem_2wh3.png

A nomenclatura está especificada no manual do programa, mas eu explico:

  • a)      Primeiro vem o nome do arquivo, esse você escolhe como quiser, seja breve e sintético.
  • b)      O “underline”, aquele traço que vem embaixo diz pro programa que você vai especificar os parâmetros da imagem.
  • c)       “2wh” que simboliza o “2 way horizontal”, diz par o programa que minha imagem tem duas direções (esquerda e direita).
  • d)      “3” o três do final diz para o ARGS quantos quadros de animação tem o arquivo. Eu fiz o mesmo para criar um “tiro”, um ataque para meu personagem



Tendo este arquivo pronto em formato png, renomeado corretamente, estamos prontos para importar ele no ARGS e criar nosso personagem.

Abra o ARGS. Abra seu projeto de game. Vá para a tela  5 e selecione “Load new sprite sheet”



Importe o arquivo PNG de seu personagem (sprite sheet) e veja a animação rodando no programa.
Agora com o atalho de teclado “Ctrl + D” você cria cópias de seu sprite sheet. Renomeie cada um como queira, eu defini como “parado, pula, anda, ataca”.
Meu sprite sheet tem 3 quadros de animação. Agora eu posso definir em cada cópia qual o primeiro e último quadro. Se ficar na dúvida baixe o projeto de exemplo e dê uma conferida.
Importante: com o ponteiro do mouse, sobre a animação, você pode redefinir a caixa de colisão da animação. É um quadrado que vai servir para o programa saber onde seu personagem recebe dano, e até que ponto ele é sólido ou não.
Agora que já temos nosso sprite sheet carregado é hora de criar nosso personagem






Acompanhe a gif, que vou tentar resumir aqui.

Com o mouse vá em actors, depois “new 2H way hero”. Vá preenchendo os campos das animações do herói com as animações que você já tem no banco de dados. Aperte a barra de espaço para testar o personagem.

Agora vamos alterar alguns parâmetros:
Layer: é a camada de prioridade dos sprites (o que aparece na frente de o que). O layer 1 fica mais atrás. O 6 é o mais a frente. O cenário fica sempre atrás dos sprites, como veremos mais a frente
Hit Box: você tem duas opções: 1) sprite, e seu personagem sofrerá danos quando inimigos tocarem em qualquer pixel não transparente da animação. Ou 2) seu personagem receberá dano quando os inimigos ou armas tocarem sua caixa de colisão (opção que eu considero melhor e mais precisa).
Vitality: é o quanto de dano seu personagem pode receber antes de morrer.
Os demais parâmetros estão no manual do programa (em inglês, mas use o Google tradutor se precisar)

No próximo tutorial vamos criar uma arma (gun, ataque) para o personagem, além de criar inserir efeitos sonoros para ele.

Aqui tem um bom tutorial de como animar um personagem andando seja com 2, 4, ou 8 quadros de animação: http://www.manningkrull.com/pixel-art/walking.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário