04 - Efeitos sonoros (SFX)


Nosso personagem ficará muito mais interessante com efeitos sonoros, que além de de servir para dar personalidade ao avatar do jogador contribui para a identificação do que acontece na tela.

O ARGS se utiliza de sons no formato "wave". Você pode gravar os sons "in natura", por ai pelo mundo, ou batendo com objetos uns contra os outros, ou mesmo com a boca, aplicar efeitos, etc. Edite o arquivo de som com o programa que já estiver acostumado (mas indico o uso do Audacity, que é gratuito e intuitivo).

Mas para nosso game em estilo 8-Bits eu aconselho usar o BFXR, que é um programa simples e prático pra criar esse tipo de efeitos sonoros.


Eu defini que desejo os seguintes sons para meu personagem: 1) pulo; 2) ataque; 3) morte.

Abra o site do BFXR ou baixe o programa, ele é muito intuitivo, apenas clique num dos botões pra criar o som. Eu cliquei em "jump" algumas vezes, gostei do quarto som que ele criou. Podemos editar esse som na parte da direita do programa, mudando o formato das ondas sonoras (triangulares, quadradas, serrilhadas, etc), e mexendo nos ajustes finos logo abaixo.





Com o som pronto, basta renomear ele e salvar em arquivo wav "Export Wav". Proceda de forma semelhante para criar os demais sons que precisar daqui pra frente.

Dica: Depois de salvo este efeito sonoro já está pronto para ser usado no ARGS. Mas opcionalmente você pode abrir ele no Audacity e aplicar outros efeitos, como eco, distorção, etc...

Dica 2: Se quiser reduzir o t amanho do arquivo (o que é muito útil para músicas) abra ele no Audacity e exporte no formato "GSM 6.10 WAV (rede móvel)", que é um formato para celulares que perde alguma qualidade (faz pouca diferença par um som estilo 8-Bit), mas o arquivo fica muito menor.

Tendo seus sons á mão, vamos inserir eles no ARGS:

Abra seu projeto no ARGS, vá par a tela 6, clique em "sounds" e "load new sound effect". Escolha os arquivos um a um, carregue todos os sons que criou:


Agora vá para a tela de atores (4), clique no ator do personagem que vamos controlar e vamos adicionar os sons. Clique no campo "jump", reconfirme o sprite que tem selecionado nele com "Enter" e em seguida selecione o som na lista que aparece á direita da tela. Faça o mesmo para os campos de ataque (2H-WAY HERO BTN-A) e "Death". Aperte a barra de espaço e teste suas modificações


Dica 3: Aperte F5 para salvar o projeto, o programa também salva automático quando você sai do ARGS, mas pra garantir use sempre o F5 pois pode haver algum trabvamento no caminho e você perde todo o trabalho. Não esqueça que não existe "Ctrl+Z" no ARGS


Importante: Eu adicionei mais um sprite ao personagem, que é o sprite dele morrendo. Como exercício crie os sprites do personagem se abaixando (crouch) , ou subindo escadas (Ladder) e adicione no projeto. Para ele se abaixar basta um quadro de animação, para ele subir escada são preciso 2 quadros, que podem ser o mesmo quadro duplicado e espelhado, como no Megaman de NES, veja a GIF:





Pronto, nosso personagem já está completo para ser usado no game. O próximo tutorial é de como criar e montar uma fase, em seguida veremos como criar inimigos, e seguiremos montando o game e aprendendo outros detalhes de "acabamento" do game, como as músicas, mudar a fonte e ícones do HUD, plataformas móveis e outros atores automáticos e animados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário