08 - Intermission Stage

Na tela 2, de estágios, você pode criar um tipo específico de estágio, o "INTERMISSION STAGE". Essas são as telas de apresentação, cutscenes, os momentos em que o jogador apenas assiste a alguma animação pré-programada.

Essas telas podem ser puladas (skip) pelo jogador a qualquer momento apenas apertando o botão de ataque.


Vamos então criar uma tela de introdução para nosso jogo e personagem principal. na tela 2, em STAGES, crie um "NEW INTERMISSION STAGE". Repare que esse novo estágio foi criado no fim da lista. Mas eu quero que ele apareça antes da primeira fase.

DICA: para mudar a ordem de um cenário ou ator na lista você seleciona ele, segura "SHIFT" do teclado, e tecla "R" para subir, e "F" para descer o item na lista.

Montados os gráficos do cenário de INTERMISSION (como já visto em tutoriais anteriores) eu adicionei um pequeno texto que vai aparecer na tela. Vamos ás propriedades do cenário:

TIMER: o tempo que a cutscene vai ser mostrada em segundos, eu coloquei algo entre 6 segundos (mas o jogador pode pula ela a qualquer momento)
TEXT: é a velocidade em que o texto vai aparecer na tela.
TUNE: é a música que vai tocar nesta tela
COLOR: é a cor do BG
TILESET: é o arquivo PNG que vai servir de Background, caso você queira.

Agora vamos para os atores que vão dar vida a esta abertura. Eu vou usar 3 atores do tipo SPRITE: meu herói transformado em pedra, pedrinhas que vão saltar quando ele sair deste estado, e ele já vermelhinho e "despetrificado".



Definidos os gráficos e spritesets para estes atores, vamos para a explicação do BEHAVIOR de cada um

Pedrinhas:
1 - Elas se movem a uma velocidade 1, miram em uma direção aleatória, dão um pulo com força 1 (pequeno salto para cima), e emitem um efeito sonoro.



DEVWILL Estátua:
OBS: eu já fiz o sprite dele animado como se estivesse tremendo. mas, assim como a plataforma que cai, poderia fazer ele oscilar pelo BEHAVIOR.
1 - Por um tempo ele não atravessa prades e chão, e emite um som pra mostrar que está tremendo.
2 - Por um tempo de 1 frame, ainda não atravessa sólidos, dá um pulo e cria um ator "pedrinha"
3 - SWAP: ele se transforma em outro ator, o ator 


IMPORTANTE: na coluna 2, no ícone do reloginho, que dura apenas 2 frames, eu adicionei a função para ele repetir esta ação 5 vezes. isto implica no seguinte:
a) 5 X 2 frames me dá 10 frames totais de duração da ação e b) tudo que está nessa coluna, como o pulo, e criar outro ator, vai ser repetido 5 vezes seguidas.

DEVWILL vermelho:
1 - Apenas não atravessa o chão.



Agora é só adicionar o ator DEVWILL ESTATUA no meu cenário de INTERMISSION e testar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário